Avaliação de Software Educacional/OA
Avaliador: Adenildes Temoteo de Vasco Tech
Nome do Software Educacional/OA: Mesas giratória. Empresa é a MATIFIC. O
software é livre. Mas existe versão paga.
Área de Conhecimento: Matemática.
Nível de Ensino: Educação Infantil, Anos Iniciais Ensino Fundamental até o 6º ano.
Objetivos educacionais: O
jogo mesa giratória tem como objetivo aprender a tabuada de 1 a 10, sendo
escolhida a numeração aleatoriamente através de uma manivela
Classificação: Jogo, Pergunta/resposta ou Tutor
inteligente.
REQUISITOS
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Atende
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Atende Parcialmente
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Não Atende
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Não se aplica
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Requisitos de Usabilidade
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1.
A linguagem é adequada ao
público alvo definido e ao nível de ensino a que se refere.
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2.
É atrativo, envolvendo e cativando o aluno em sua utilização.
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3.
São usadas múltiplas
mídias (imagens, animações, vídeos, música etc).
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4.
O tema é apresentado de
forma lúdica e explora uma metáfora esclarecedora para o aluno.
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5.
Permite e incentiva a
crescente autonomia e o envolvimento do aluno.
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6.
O aluno consegue interagir
com o programa facilmente.
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7.
Existe interação com outros
usuários.
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8.
Promove a criatividade
(podem existem vários caminhos/ respostas/ soluções).
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9.
O tempo de cada ação é
adequado. Existe a possibilidade de repetição. As etapas não são exaustivas.
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10.
As regras são coerentes e
estão de acordo com o mundo imaginário proposto.
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11.
O nível de concentração
exigido está de acordo com o público do jogo.
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Requisitos Pedagógicos
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12.
O conteúdo é coerente e
contextualizado com a área e o nível de ensino propostos.
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13.
O grau de dificuldade é
variável, podendo ser definido pelo aluno ou passando de níveis de
dificuldade menor para maiores, de acordo com os avanços obtidos.
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14.
Aborda os conteúdos de
forma a facilitar o aprendizado.
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15.
Oferece feedbacks
construtivos, permitindo ao aluno identificar claramente quando acertou e
repensar suas ideias e estratégias quando não forem bem sucedidas.
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16.
É dado algum incentivo ou
premiação ao se atingir certos marcos, a fim de motivar o aluno.
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17.
Faz referência ao universo
cotidiano dos alunos, em uma perspectiva de formação e de cidadania.
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Análise Geral do Software
Educacional/OA, Considerações e Sugestões de Melhorias
Introdução
O uso de jogos digitais ou jogos educacionais no contexto escolar já
não é mais uma novidade, apesar de não ser a realidade de muitas escolas,
principalmente das escolas públicas, os jogos têm atraídos vários segmentos
profissionais e principalmente na área educacional como computação,
pedagogia, design, fisioterapia e psicologia. O maior desafio está sendo
transformar os jogos em objetos de aprendizagem, tornando-os um grande aliado
na transmissão dos conhecimentos referentes ao currículo.
De
acordo com Dias, A avaliação de um
jogo educacional tem como objetivo avaliar o seu funcionamento, o seu efeito
junto ao usuário, identificar possíveis problemas e também alcançar algum
objetivo de avaliação que pode estar relacionado a determinados critérios
específicos para o jogo.
Objetivo do jogo:
O jogo mesa giratória tem como objetivo aprender a tabuada de 1 a 10,
sendo escolhida a numeração aleatoriamente através de uma manivela. O
desenvolvedor do software o Matific tem uma abordagem para o ensino de
matemática da Educação infantil à 6ª série usando minijogos interativos e
atividades práticas, chamados de episódios. Esses pequenos aplicativos
imersivos para tablets e computadores pessoais são baseados em um sistema de
aprendizado espiral modular e progressivo.
Considerações:
O jogo fornece suporte para os educadores transmitirem conceitos de
matemática da forma lúdica. Os episódios permitem uma abordagem de
aprendizagem combinada. Ao selecionar os episódios relevantes, os professores
podem integrar explorações práticas de matemática em seu próprio formato de
aprendizagem em sala de aula.
Progredindo de objetivos básicos da matemática para atividades cada
vez mais desafiadoras, o sistema de aprendizagem incentiva as crianças a
internalizar conhecimentos e regras matemáticas. Um processo de
autodescoberta guiada que aprofunda a compreensão cognitiva do aluno, além de
proporcionar um sentimento de conquista individual.
Sugestões de melhorias.
Porem os jogos para serem acessados os alunos devem ter um login e
senha. O que as vezes atrapalhar o trabalho dos professores quando quiserem
usar em laboratórios de informática.
Os jogos também deveriam ter mais atividades de progressão e mudança
de nível a cada fase completada.
A avaliação de usabilidade – O jogo é simples e
fácil de aprendem nada para aprender atenção e pode se tornar cansativo, pois
não apresenta nem um atrativo. O objetivo do jogo é aprender a tabuada.
O sistema poderia possui uma interface de relatórios intuitiva que
monitora o progresso e que fornece relatórios de status periódicos e em tempo
real, tanto no nível de classe quanto de aluno.
Não apresenta graus de dificuldades e tende
logo o aluno enjoar do jogo. Não é dado
algum incentivo ou premiação ao se atingir certos marcos, a fim de motivar o
aluno
Referências:
DIAS,
Josemeire. Avaliação de jogos
educacionais digitais baseadas em perpectivas. Disponível
em:<http://www.sbgames.org/sbgames2013/proceedings/artedesign/A&D_Full_avaliacao_jogos_edu.pdf>
Acesso em: 07 set 2015.
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