Avaliação de Software Educacional


Avaliação de Software Educacional/OA

 

Avaliador: Adenildes Temoteo de Vasco Tech

Nome do Software Educacional/OA: Mesas giratória. Empresa é a MATIFIC. O software é livre. Mas existe versão paga.

Área de Conhecimento: Matemática.

Nível de Ensino: Educação Infantil, Anos Iniciais Ensino Fundamental até o 6º ano.

Objetivos educacionais: O jogo mesa giratória tem como objetivo aprender a tabuada de 1 a 10, sendo escolhida a numeração aleatoriamente através de uma manivela


Classificação: Jogo, Pergunta/resposta ou Tutor inteligente.

 

REQUISITOS
Atende
Atende Parcialmente
Não Atende
Não se aplica
Requisitos de Usabilidade
1.  A linguagem é adequada ao público alvo definido e ao nível de ensino a que se refere.
 
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2.  É atrativo, envolvendo e cativando o aluno em sua utilização.
 
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3.  São usadas múltiplas mídias (imagens, animações, vídeos, música etc).
 
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4.  O tema é apresentado de forma lúdica e explora uma metáfora esclarecedora para o aluno.
 
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5.  Permite e incentiva a crescente autonomia e o envolvimento do aluno.
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6.  O aluno consegue interagir com o programa facilmente.
 
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7.  Existe interação com outros usuários.
 
 
 
 
8.  Promove a criatividade (podem existem vários caminhos/ respostas/ soluções).
 
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9.  O tempo de cada ação é adequado. Existe a possibilidade de repetição. As etapas não são exaustivas.
 
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10.   As regras são coerentes e estão de acordo com o mundo imaginário proposto.
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11.   O nível de concentração exigido está de acordo com o público do jogo.
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Requisitos Pedagógicos
12.   O conteúdo é coerente e contextualizado com a área e o nível de ensino propostos.
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13.   O grau de dificuldade é variável, podendo ser definido pelo aluno ou passando de níveis de dificuldade menor para maiores, de acordo com os avanços obtidos.
 
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14.   Aborda os conteúdos de forma a facilitar o aprendizado.
 
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15.   Oferece feedbacks construtivos, permitindo ao aluno identificar claramente quando acertou e repensar suas ideias e estratégias quando não forem bem sucedidas.
 
 
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16.   É dado algum incentivo ou premiação ao se atingir certos marcos, a fim de motivar o aluno.
 
 
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17.   Faz referência ao universo cotidiano dos alunos, em uma perspectiva de formação e de cidadania.
 
 
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Análise Geral do Software Educacional/OA, Considerações e Sugestões de Melhorias
 
 
 
 
Introdução
 
O uso de jogos digitais ou jogos educacionais no contexto escolar já não é mais uma novidade, apesar de não ser a realidade de muitas escolas, principalmente das escolas públicas, os jogos têm atraídos vários segmentos profissionais e principalmente na área educacional como computação, pedagogia, design, fisioterapia e psicologia. O maior desafio está sendo transformar os jogos em objetos de aprendizagem, tornando-os um grande aliado na transmissão dos conhecimentos referentes ao currículo.
 
De acordo com Dias, A avaliação de um jogo educacional tem como objetivo avaliar o seu funcionamento, o seu efeito junto ao usuário, identificar possíveis problemas e também alcançar algum objetivo de avaliação que pode estar relacionado a determinados critérios específicos para o jogo.
 
 
Objetivo do jogo:
 
O jogo mesa giratória tem como objetivo aprender a tabuada de 1 a 10, sendo escolhida a numeração aleatoriamente através de uma manivela. O desenvolvedor do software o Matific tem uma abordagem para o ensino de matemática da Educação infantil à 6ª série usando minijogos interativos e atividades práticas, chamados de episódios. Esses pequenos aplicativos imersivos para tablets e computadores pessoais são baseados em um sistema de aprendizado espiral modular e progressivo.
      Considerações:
O jogo fornece suporte para os educadores transmitirem conceitos de matemática da forma lúdica. Os episódios permitem uma abordagem de aprendizagem combinada. Ao selecionar os episódios relevantes, os professores podem integrar explorações práticas de matemática em seu próprio formato de aprendizagem em sala de aula.
Progredindo de objetivos básicos da matemática para atividades cada vez mais desafiadoras, o sistema de aprendizagem incentiva as crianças a internalizar conhecimentos e regras matemáticas. Um processo de autodescoberta guiada que aprofunda a compreensão cognitiva do aluno, além de proporcionar um sentimento de conquista individual.
     Sugestões de melhorias.
Porem os jogos para serem acessados os alunos devem ter um login e senha. O que as vezes atrapalhar o trabalho dos professores quando quiserem usar em laboratórios de informática.
Os jogos também deveriam ter mais atividades de progressão e mudança de nível a cada fase completada.
A avaliação de usabilidade – O jogo é simples e fácil de aprendem nada para aprender atenção e pode se tornar cansativo, pois não apresenta nem um atrativo. O objetivo do jogo é aprender a tabuada.
 
O sistema poderia possui uma interface de relatórios intuitiva que monitora o progresso e que fornece relatórios de status periódicos e em tempo real, tanto no nível de classe quanto de aluno.
Não apresenta graus de dificuldades e tende logo o aluno enjoar do jogo. Não é dado algum incentivo ou premiação ao se atingir certos marcos, a fim de motivar o aluno
 
                                         
Referências:
 
DIAS, Josemeire. Avaliação de jogos educacionais digitais baseadas em perpectivas. Disponível em:<http://www.sbgames.org/sbgames2013/proceedings/artedesign/A&D_Full_avaliacao_jogos_edu.pdf> Acesso em: 07 set 2015.
 

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